Você sofre com ansiedade ou tem alguém próximo que vive com o transtorno?
O Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, com 18,6 milhões de brasileiros convivendo com a ansiedade generalizada ou outros tipos de transtornos como síndrome do pânico e TOC.

A ansiedade, como todo transtorno mental, é agravada pelo estresse cotidiano, eventos emocionais traumáticos e pelo estilo de vida. O tratamento deve ser multidisciplinar e contínuo, pois não há uma cura efetiva, ainda que pessoas ansiosas possam ter uma excelente qualidade de vida.
Esses 5 hábitos pioram muito o dia-a-dia de quem tem transtorno de ansiedade, veja quais são e como contorná-los:
CONTEÚDO DO TEXTO
1 – Se preocupar com coisas que nem existem
A mente do ansioso trabalha um pouco diferente das outras pessoas. Uma pessoa ansiosa é capaz de passar dias com um problema na cabeça sendo que ele sequer existe, sofrer com isso sem ao menos se dar conta de o fato ainda não ocorreu.
Por exemplo, uma pessoa precisa fazer uma apresentação rápida sobre um assunto que ela em uma reunião de trabalho, para 4 ou 5 pessoas.
Na mente do ansioso, mesmo ele sabendo o que falar, surgirão mil coisas que darão errado, a ponto de a pessoa já pensar que ficará sem emprego e como está o mercado de trabalho atualmente, ele ficará desempregado e perderá a casa que comprou. É uma bola de neve de pensamentos ruins.
2 – Dar muita importância para a opinião dos outros
Vivemos em sociedade e é importante saber o que os outros pensam, é claro. Mas uma pessoa com ansiedade crônica levará isso à um novo nível de preocupação, muitas vezes por acontecimentos insignificantes.
Imaginar que os outros estão pensando mal de você ou que você os está desapontando o tempo todo gera muita ansiedade e estresse, além de efetivamente não melhorar em nada o convívio social.
3 – Pensar que está sempre incomodando
Muitas pessoas com transtorno de ansiedade se sentem inseguras e pouco confiantes. Isso acaba afetando suas relações pessoais porque elas acham que sempre estão incomodando, em qualquer situação.
Pedir desculpas o tempo todo só por existir é desnecessário e até cansativo para quem lida com quem se sente inseguro.
LEIA TAMBÉM:
7 Dicas Infalíveis para Falar em Público
4 – Negligenciar um ataque de pânico
Algumas pessoas com ansiedade podem desenvolver ataques de pânico quando estão muito estressadas. É uma situação difícil de lidar e que exige cuidados psicológicos e farmacológicos. Quando o paciente sente os sintomas de um ataque de pânico vindo, ele deve tomar as medidas necessárias o quanto antes (avisar pessoas em volta, ligar para alguém de confiança, procurar um local seguro e calmo, entre outros).
Negligenciar um ataque de pânico chegando geralmente só piora a situação e faz os sintomas ficarem mais exacerbados, agravando o quadro.
5 – Sedentarismo e má alimentação
Um dos fatores que piora a qualidade de vida de um paciente com ansiedade é o estilo de vida pouco saudável. Excesso de alimentos com açúcar tendem a aumentar quadros de transtorno mental pelo seu alto poder viciante.
Além disso, fazer exercícios físicos regulares diminui o estresse, regulariza o sono e frequentemente pode reduzir a dosagem de ansiolíticos e antidepressivos pois liberam endorfinas.