7 Dicas Infalíveis para Falar em Público
Você tem medo de falar em público? Se você fica nervoso ou ansioso porque precisa falar nas seguintes situações:
- Reuniões de trabalho
- Palestras
- Aulas
- Festas e eventos sociais
- Grupos de pessoas que você não conhece
…então confira as dicas de especialistas em neurolinguística, fonoaudiologia e oratória para se dar bem e ser o centro das atenções em qualquer ocasião.

CONTEÚDO DO TEXTO
1 – Ensaie sozinho
Até o palestrante mais experiente vai errar ao falar de um assunto que não domina, portanto, ensaie sua fala quantas vezes for necessário. Dominar o assunto é essencial para falar com segurança e ficar menos ansioso. Estude o assunto, faça apresentações para uma platéia imaginária e elabore possíveis perguntas.
2 – Grave seu áudio
Enquanto ensaia, grave no celular o áudio para corrigir as pausas. Falas com muitos “ããã” ou “ééé” se tornam cansativas e demonstram pouco domínio sobre o tema. Pausas silenciosas podem ser encaixadas ao final de uma informação importante. Ouvir a sua gravação de voz o ajudará a encontrar o tom de voz correto.
3 – Use ciclos de 15 min
Alguns estudos de neurolinguística mostram que nossa atenção não é mantida por mais de 15 minutos em um único ponto. Portanto, se você precisar falar por longos períodos, procure estruturar sua palestra para ter algo que chame muita atenção a cada 15 minutos. Uma boa piada, uma interação com a platéia ou algo inesperado para o público são boas opções.
4 – Mude o tom de voz
Lembra daquele seu professor chato que fazia você dormir a aula inteira? Isso provavelmente acontecia porque ele falava sempre no mesmo tom. Mudar o tom de voz de vez em quando aumenta a atenção do espectador.
5 – Sorria
Para cativar um público é preciso que ele goste de você e a maneira mais fácil e primitiva de conquistar alguém é pelo sorriso. Portanto, sorria! Quanto menor a platéia, mais fácil de olhar nos olhos de cada um e sorrir genuinamente. Isso facilitará muito a forma como o as pessoas receberão o que você tem a dizer.
LEIA TAMBÉM:
5 Atitudes Que Pioram a Vida de Quem Tem Transtorno de Ansiedade
6 – Vista-se adequadamente
Quanto mais você se parecer com seu público, ou ligeiramente mais arrumado, melhor. Procure entender o perfil das pessoas, se são mais formais ou informais e se vista de acordo. Quanto mais confiante você se sentir, melhor irá falar.
7 – Aqueça a voz
Há vários exercícios de aquecimento das cordas vocais que você pode fazer para preparar a voz e torná-la inclusive mais agradável aos ouvidos, além de poupar sua garganta. Você pode procurar alguns vídeos no youtube, mas o mais fácil e eficiente para aquecer as cordas vocais é falar o R tremendo a língua ( algo como “rrrrrrrrrrr”) durante alguns minutos.
Deixe uma resposta