Benefícios da Hortelã para a Saúde
A hortelã é uma erva super popular, sendo muito utilizada na indústria alimentícia para dar sabor a balas, chicletes pasta de dente e outros produtos que tem a intenção de serem refrescantes. Ela também é muito utilizada em sucos e drinks como o mojito.

Para além desses usos, a hortelã pode ser uma planta utilizada para inúmeros benefícios à saúde. Ela contém muitos antioxidantes, como as vitaminas A, B6, C, E, K, ácido fólico e riboflavina.
Esses antioxidantes combatem os radicais livres que produzimos naturalmente pela respiração, inalação de poluição, exercícios físicos e má alimentação. A ação antioxidante tem a capacidade de anular os radicais livres que fazem mal às nossas células e causam envelhecimento.
A hortelã pode ser ingerida na forma in natura em saladas, sucos e drinks e também inalada. Ela tem propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias.
Alguns estudos mostram que a hortelã beneficia a função cognitiva do cérebro. Isso significa que ela pode melhorar o raciocínio, o foco mental, a resolução de problemas e a memória.
Quais São Todos os Benefícios da Hortelã?
Principalmente em forma de chá, a hortelã pode melhorar:
Melhorar sintomas de resfriados – o mentol é descongestionante e expectorante. O chá de hortelã, dessa forma, ajuda a expelir o muco, hidratar a garganta e diminuir a tosse.
Auxilia na Digestão – o chá de hortelã relaxa os músculos lisos do estômago e aumenta a liberação de bile, facilitando a digestão das gorduras.
Aliviar a síndrome do intestino irritável – um estudo mostrou a eficiência de cápsulas de hortelã-pimenta no tratamento de dor, inchaço e gases da síndrome do intestino irritável.
Aliviar sintomas da asma e outras doenças respiratórias – inalações com hortelã podem abrir as vias aéreas, facilitando a respiração de pessoas com asma e alergias.
Aliviar irritações de pele – a aplicação das folhas maceradas de hortelã tem efeito calmante e pode melhorar as irritações da urticária, hera venenosa e outras irritações ou alergias.
Melhorar a saúde bucal – a planta combate as bactérias que causam as cáries e também neutraliza o mau hálito.
Diminuir a dor – uma massagem local com óleo essencial de hortelã, azeite e um pouco de sal marinho podem aliviar dores musculares e também de cabeça.
Diminuir náuseas – pessoas que sofrem com enjoos e ânsia devido à remédios ou à gravidez, podem fazer o uso do óleo essencial de hortelã para aliviar a sensação.
Melhorar a memória – um estudo mostrou que o óleo essencial de hortelã pode aumentar o estado de alerta e melhorar a memória.
Diminuir o risco de câncer – ainda não há consenso mas há uma chance de o óleo essencial de hortelã (contendo mentol) estar associado à prevenção do câncer de próstata.
LEIA TAMBÉM:
Benefícios de Comer Abacaxi Todos os Dias
Como Plantar Hortelã em Casa?
A hortelã pode ser plantada em vasos ou em canteiros. O vaso deve ter de 30 a 40 cm de diâmetro, para que a planta se desenvolva bem, crescendo bonita e forte.
Essa planta precisa de bastante água, mas não deixe-a em solo muito encharcado. Ela deve ser plantada em um vaso com sistema de drenagem, como bolas de argila e tecido, além de furos que permitam a liberação da água em excesso do solo.
Plante-a sozinha no vaso pois ela compete com outras raízes e prejudica a outra planta. O nível ideal de luminosidade é o sol pela manhã, com meia sombra.
Deixe uma resposta