Saiba Tudo Sobre a Cúrcuma e Como Ela Faz Bem à Saúde
Você sabia que a cúrcuma tem inúmeros benefícios à saúde? Ela é utilizada há mais de 6000 anos pela medicina ayurvédica! Essa planta tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, hepatoprotetoras e mais uma infinidade de outros benefícios para o corpo, sendo utilizada na fitoterapia, medicina indiana e medicina alternativa.

Atualmente muitas pesquisas têm sido feitas correlacionando seus efeitos neuroprotetores e os tratamentos da doença de Parkinson, doença de Alzheimer e ainda no tratamento conjunto de alguns tipos de câncer.
Suas propriedades medicinais e seu uso culinário como condimento são conhecidos no mundo inteiro e tem sido passados de geração em geração…
CONTEÚDO DO TEXTO
O Que é a Cúrcuma?
A cúrcuma é uma planta asiática e indiana da mesma família do gengibre e também é conhecida como açafrão-da-terra, açafrão da Índia, mangarataia e gengibre-dourado. Seu nome científico é Curcuma Longa e em inglês, o termo para a cúrcuma é turmeric.
Cúrcuma e Açafrão são a Mesma Planta?
Apesar do nome parecido, esta planta não é o açafrão dito como açafrão verdadeiro. Apesar das duas plantas terem um pigmento Amarelo, o açafrão verdadeiro tem o aroma mais intenso e a cor mais vibrante. A principal forma de você identificar um e outro no mercado ainda é o valor, visto que o açafrão verdadeiro tem um valor extremamente alto, entre de 70 e 90 reais o grama. Já cúrcuma é muito mais barata.
Quais São os Benefícios da Cúrcuma Para a Saúde?
A cúrcuma é utilizada nas medicinas ayurvédica, indiana e chinesa há mais de 6 mil anos e tem o poder de melhorar a saúde geral de pessoas de todas as idades.
Ela é indicada para resfriados, sinusites, inflamações das vias aéreas, infecções bacterianas, doenças no fígado, diabetes, anorexia e reumatismo.
Veja abaixo todas as suas propriedades medicinais da cúrcuma:
- Antioxidante
- Anti-inflamatória
- Bactericida
- Antidiarreica
- Antiespasmódica
- Antifúngica
- Trata o escorbuto
- Elimina parasitas
- Antitumoral
- Antiviral
- Diurética
- Hepatoprotetora
- Proteção dos neurônios no sistema nervoso central
- Propriedades sedativas
O Uso da Cúrcuma Contém Contra Indicações?
Este fitoterápico tem baixa toxicidade, ou seja, é necessário uma quantidade muito grande de cúrcuma para fazer mal à saúde. Ela não causa danos quando utilizada em em doses de até 10g por dia, o que é uma quantidade considerável.
Apesar disso, assim algumas contra-indicações…
Por seus efeitos anticoagulantes, pessoas que fazem uso de remédios anticoagulantes ou similares não devem fazer o uso da cúrcuma para não aumentar o risco de hemorragia. Também pessoas que tenham úlceras gástricas, alguma sensibilidade à curcumina, obstrução de ductos biliares ou distúrbios hemorrágicos não podem utilizar este condimento na forma de suplemento.
Uso da cúrcuma aumenta o risco de indução ao aborto, e portanto não deve ser utilizado em grandes quantidades por gestantes. Como não há estudos sobre o impacto da cúrcuma no organismo de crianças, seu uso não é recomendado.
Essas contraindicações se referem ao suplemento diário da cúrcuma e não ao seu uso como condimento, já que em receitas a quantidade utilizada é bem menor. Contudo, se você tem dúvidas sobre a utilização individual, sempre consulte seu médico.
LEIA TAMBÉM:
Benefícios de Comer Abacaxi Todos os Dias
Como Utilizar a Cúrcuma Para a Saúde?
A cúrcuma como condimento pode ser utilizada em molhos, arroz, carne vermelha e caldos. Grande parte das receitas da comida típica indiana levam o tempero, que é levemente picante.
Para uma quantidade controlada e como suplemento, a cúrcuma pode ser utilizada por decocção (fervendo o rizoma/ caule), infusão, tintura (mistura de alcool e planta medicinal), em pó , extrato seco ou extrato fluido.
A forma de uso depende do tipo de tratamento e da orientação do profissional de saúde. Pelo sabor intenso e picante, muitas pessoas preferem suplementar a cúrcuma em forma de pó em cápsulas.
Uma receita para saúde geral muito difundida atualmente é tomar todo todos os dias pela manhã uma colher de chá de cúrcuma misturada no sumo de meio limão.
Deixe uma resposta